1 de Maio de 1939 realizou-se o
Campeonato de Bilhar Inter-Sócios
Núcleo formado com a fundação do Ateneu em 1869, à época designado como «Pelouro do Bilhar, Dominó e Damas», tem sido ao longo de todos estes anos um local de animado e fraterno convívio.
Apreciado por muitos associados que, após o trabalho diário vêem nesta actividade um bom meio de relaxamento, de tertúlia e de exercício físico, o bilhar chega aos nossos dias com pujança, projectando-se um futuro sorridente com a renovação assegurada por novos associados.
É interessante notar os nomes de alguns associados que, diariamente e ao longo de muitos e muitos anos, frequentaram e marcaram de forma indelével a sala de bilhares:
Associados
Domingos José da Costa Guimarães
Fernando Prelada
Prof. Dr. Gaspar Melo Pestana
Dr. António Mamede
Dr. Corino de Andrade
Alfredo Figueiredo
Dr. Victor Ramos
Dr. Sousa Serro
Dr. Carlos Borges
Ferreira Borges
Mário Sá
Virgílio Folhadela Moreira
Jacinto Melo
António Moura
Prof. Eng. Bonfim Barreiros
Carlos Guimarães
Carlos Mariani Romariz
Aníbal Tarrinho
Manuel Macedo (Manequinhas Macedo)
José Manuel Azevedo
Daniel Jorge
Álvaro Pães Moreira
Delfim de Moura Direito
Teófilo Falcão Fernandes
Armando Costa
Departamentos
Departamento de Bilhar de Competição
Formado em 1993 por alguns associados liderados por Ilídio Gomes, Eng.º José Barbosa e Edgar Ribeiro da Cunha, que viam no bilhar federado um passatempo aliciante e que se enquadrava no espírito do Ateneu, representando a instituição nas competições oficiais da Federação Portuguesa de Bilhar em duas vertentes:
– Bilhar de carambola (3 tabelas);
– Bilhar pool (similar ao tradicional snooker)
Nestes doze anos registaram-se muitos êxitos, destacando-se nas “três tabelas” um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e um Campeonato Regional do Norte. E, no bilhar pool, um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça de Portugal.
José Manuel Barros (adaptado do Boletim Informativo n.º 0)