O Ateneu Comercial do Porto, Associação de Cultura, Instrução e Recreio, foi fundado em 29 de Agosto de 1869 e resultou da fusão de outras instituições congéneres que não vingaram, fundadas por comerciantes e caixeiros da cidade do Porto.
Por divisa escolheu “Inter Folia Fructus”, que retracta o seu propósito de “… promover e cimentar relações de benevolência e boa sociedade entre os associados e proporcionar-lhes um passatempo honesto e civilizador por meio de reuniões ordinárias, dança e leitura, conversação e jogo lícito”.
Associação ímpar no seu género, com cariz de clube privado, onde convivem actividades lúdicas e culturais, tem sede em edifício próprio, na Rua de Passos Manuel, n.º 44, desde Maio de 1885. Dotado de magníficas instalações, dispõe de um salão nobre, polivalente, biblioteca, bufete, bar, barbearia, sala de visitas, salas de jogos, salões de bilhar e sala de leitura, para além das salas D. Luís e Dr. Uva.
Desde as suas origens de sociedade recreativa, até às extravagâncias de clube burguês, não esquecendo a tradição dos bailes, saraus e tertúlias, onde sempre contou com a presença da velha e nova aristocracia, nunca deixou de se identificar com o Porto e os seus movimentos cívicos e culturais.
A sua peculiar identidade, permitiu-lhe acolher todas as elites, de distintas sensibilidades, poderes e contra-poderes, nunca assumindo conotações marcadas com qualquer grupo, sobrevivendo desta forma às vicissitudes do desenrolar da história. Seguramente, é esse o seu maior património, ou seja, uma cultura de pluralidade, tolerância e independência, face a qualquer credo político ou religioso, postura essa que continua a cultivar, contando entre os seus sócios com nomes influentes de todos os quadrantes e tendências ideológicas.
É riquíssimo o historial desta Instituição e quiçá fastidioso para quem consultar esta página, enumerar os eventos de projecção nacional e internacional realizados ao longo de mais de 151 anos de vida – durante os quais sempre convidou e abriu as suas portas aos cidadãos do Porto – e por onde passaram figuras de grande prestígio nacional e internacional, no domínio das letras, artes plásticas e cénicas, música, política e ciência.
Não menosprezando o seu valioso património artístico em quadros a óleo, escultura e faiança, bem como colecções de cariz numismático e medalhístico, a sua “jóia da coroa” é a Biblioteca, considerada uma das melhores bibliotecas privadas da Península Ibérica. O seu recheio bibliográfico é de grande valia, possuindo um espólio superior a 40.000 títulos e 80.000 volumes, destacando-se, de entre muitas raridades, uma primeira edição de “Os Lusíadas”, uma edição da Bíblia datada de 1500 e alguns escritos de Fernão Lopes.
Ateneu Comercial do Porto
Distinções
1926
28.Outubro
Instituição de Utilidade Pública
03.Março
Louvor do Governo Português
1928
05.Outubro
Comendador da Ordem de Instrução e Benemerência
1934
17.Março
Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo
1962
16.Outubro
Medalha de Mérito (Ouro) da Cidade do Porto
1989
02.Fevereiro
Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
29.Agosto
Medalha de Mérito (Ouro) da Cidade do Porto
As instalações
Dotado de magníficas instalações, dispõe de um salão nobre,
polivalente, biblioteca, bufete, bar, barbearia, sala de visitas, salas
de jogos, salões de bilhar e sala de leitura, para além das salas
D. Luís e Dr. Uva.
Corpos Gerentes
Assembleia Geral
Presidente
Dr. Manuel Francisco Pizarro S. Castro
Vice-Presidente
Dr. Carlindo Ferreira de Sá Ribeiro
Secretário
Dra. Ana Catarina de Oliveira Duarte
Suplentes
Bernardo Maria Campos Vasquez
António Alberto Correia Fernandes
Direção
Presidente
Rogério Manuel Caniceiro Pereira Gomes
Vice-Presidente
Dra. Maria Helena Mendes Ribeiro
Vogal
Dr. Paulo Rafael Falcão Moreira Lopes
Tesoureiro
Abílio Fernando Valente Lopes
Conselho Fiscal
Presidente
Prof. Dr. Nuno José de Sá Leal
Vice-Presidente
Dra. Maria da Graça Pinto Ribeiro Guedes
Vogal
Eng.º Fernando Manuel Nunes M. Carvalho
Suplentes
Diogo Pouzada Côrte-Real dos Reis
Eng.º Ernesto Gonçalves Ferreira
Directores
Dr. Jorge Manuel Ferreira Passos
Dr. João Manuel Palheiras de Almeida
Dr. Paulo Emídio Labruguiére Abreu
Dr. João Nuno Coimbra Rodrigues Pereira
Dra. Luisa Maria Bessa Fernandes Coelho
Suplentes
Dr. José Armando Brito Pinheiro Pereira
Manuel Casimiro Palha Calado
Dr. Paulo Alexandre Ribeiro Leal
Dra. Maria de Fátima Mesquita Cardoso